Se você pensa em empreender no segmento de revenda de combustíveis, saiba que essa pode ser uma excelente escolha, mas saiba também que existem coisas que você precisa saber antes de abrir um posto.
O mercado de combustíveis pode ser muito rentável, afinal, a demanda por abastecimento cresce à medida que a frota de veículos das cidades aumenta. Além disso, as pessoas não contam com muito poder de escolha, ou seja, elas precisam abastecer para ir e vir.
Consumimos um grande volume de combustíveis todos os anos aqui no Brasil, veja alguns dados referente ao ano de 2022, divulgados pela ANP:
- As vendas nacionais de derivados de petróleo combustíveis pelas distribuidoras registraram alta de 3,9%, totalizando 127,5 milhões de m³.
- As vendas de óleo diesel pelas distribuidoras aumentaram 1,8% e alcançaram 63,2 milhões de m³.
- As vendas de gasolina C apresentaram alta de 9,5% em relação a 2021, atingindo 43 milhões de m³.
É em meio a um mercado em crescimento, que muitos empreendedores avaliam com bons olhos, a possibilidade de investir na abertura de um posto de combustíveis.
Diante disso, o nosso time decidiu separar 5 coisas que você precisa saber antes de abrir um posto e vamos falar detalhadamente sobre cada um deles ao longo deste conteúdo.
Para saber mais e conferir o que o time de especialistas da Contabilidade Vittoria Vanin, sua assessoria contábil especializada em postos de combustíveis separou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
1.Você precisa escolher entre posto bandeira branca ou bandeirado
No Brasil, os postos de combustível podem ser divididos em dois tipos: bandeirados e bandeira branca. Eles se diferenciam principalmente pelo tipo de contrato estabelecido com as distribuidoras de combustível.
A diferença entre postos bandeirados e bandeira branca é uma das coisas que você precisa saber antes de abrir um posto de combustíveis. Vamos traçar e apresentar um comparativo na sequência. Confira!
Postos Bandeirados
Definição: São postos que possuem contrato de exclusividade com uma distribuidora específica (por exemplo, Shell, Ipiranga, BR/Petrobras, entre outras). A marca da distribuidora é claramente exibida no posto.
Combustível: O combustível vendido é fornecido exclusivamente pela distribuidora com a qual possuem contrato.
Preço: Em geral, os postos bandeirados possuem preços mais altos devido às obrigações contratuais, royalties, e por vezes por estarem associados a uma marca reconhecida.
Programas de fidelidade: Muitos postos bandeirados possuem programas de fidelidade, oferecendo descontos e vantagens aos seus clientes.
Garantia de Qualidade: Por estarem associados a grandes marcas, muitos consumidores olham para os postos bandeirados como sinônimo de combustível de qualidade.
Postos Bandeira Branca
Definição: São postos que não possuem contrato de exclusividade com uma distribuidora específica. Isso significa que podem adquirir combustível de diversas distribuidoras.
Combustível: Podem comprar combustíveis de diferentes distribuidoras, o que, teoricamente, permite uma variação na qualidade e no preço do combustível.
Preço: Frequentemente, os postos de bandeira branca têm preços mais baixos, uma vez que podem optar por comprar combustível da distribuidora que oferecer o melhor preço.
Programas de fidelidade: São menos comuns em postos de bandeira branca, mas alguns ainda podem oferecer.
Garantia de Qualidade: A qualidade do combustível pode variar, mas isso não significa necessariamente que seja de qualidade inferior. O importante é que o posto respeite as normas da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
A escolha entre abastecer em um posto bandeirado ou bandeira branca vai depender da confiança do consumidor, da localização, do preço, e das vantagens oferecidas.
É importante destacar que ambos os tipos de postos estão sujeitos à fiscalização da ANP, que determina padrões de qualidade para os combustíveis vendidos em território brasileiro.
2.Você precisa do licenciamento ambiental
Outra coisa que você precisa saber antes de abrir um posto de combustível, é que você vai precisar obter uma licença ambiental para funcionar de forma regular.
Existem três tipos de licença ambiental:
Licença Prévia (LP): A licença prévia é concedida na fase preliminar de planejamento dos postos de combustível e dentre outras, coisas, tem como objetivo, aprovar a localização do empreendimento e a viabilidade do projeto, estabelecendo requisitos básicos ao empreendedor.
Licença de Instalação (LI): Como o próprio nome sugere, a Licença de Instalação é aquela que autoriza o início da instalação do empreendimento, ou seja, as obras para construção do posto, incluindo a instalação de bombas e reservatórios.
Licença de Operação (LO): Por fim, temos a licença de operação, que é aquela que efetivamente libera o posto revendedor de combustíveis para entrar em funcionamento, atestando o cumprimento de todas as exigências específicas da legislação ambiental.
A Contabilidade Vittoria Vanin pode lhe indicar empresas de consultoria ambiental especializadas na obtenção destes tipos de licença.
3.A escolha do ponto é um dos fatores mais importantes
Outra coisa que você precisa saber antes de abrir um posto, é que a escolha do ponto é um dos fatores mais importantes para o sucesso do seu empreendimento.
O local pode afetar diretamente a quantidade de clientes, o volume de vendas, a percepção da marca e até mesmo a operacionalidade do posto.
Veja alguns itens que você precisa levar em consideração:
Volume de tráfego: Um posto localizado em uma via movimentada, com grande fluxo de veículos, tende a atrair mais clientes do que um posto em uma rua pouco movimentada ou em um local mais afastado.
Visibilidade: O posto deve ser facilmente visível para os motoristas, permitindo que eles tomem a decisão de parar e abastecer com antecedência. Postos escondidos ou obstruídos por outros edifícios podem ter menor visibilidade e, portanto, atrair menos clientes.
Acessibilidade: É fundamental que o posto seja facilmente acessível, tanto para veículos que estejam na mesma direção quanto para aqueles que vêm do sentido oposto. Entradas e saídas bem planejadas facilitam o fluxo de veículos e melhoram a experiência do cliente.
Espaço para serviços adicionais: A disponibilidade de espaço pode permitir a inclusão de serviços adicionais, como lojas de conveniência, serviços automotivos, lanchonetes, entre outros, que podem ser fontes alternativas de receita.
Segurança: Áreas com baixos índices de criminalidade são mais atrativas para clientes e também para funcionários. Além disso, em locais mais seguros, os custos com segurança privada e seguros podem ser reduzidos.
Aspectos ambientais: A escolha do ponto também deve levar em consideração fatores ambientais, como a proximidade de lençóis freáticos ou áreas protegidas, que podem restringir ou inviabilizar a instalação de tanques subterrâneos.
Ao levar em consideração os fatores acima e avaliar com bastante critério o local para abertura do seu posto, você terá mais chances de alcançar o sucesso.
4.O posto precisa ter registro na ANP
Antes de abrir um posto, você também precisa saber que no Brasil os postos revendedores de combustíveis são fiscalizados pela ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Além disso, os interessados em abrir um posto de combustíveis precisam obter o registro da ANP, conforme determina a Resolução 41/2013 do referido órgão.
“Art. 6º A atividade de revenda varejista de combustíveis automotivos somente poderá ser exercida por pessoa jurídica constituída sob as leis brasileiras que atender, em caráter permanente, aos seguintes requisitos:
I – possuir autorização de revenda varejista de combustíveis automotivos outorgada pela ANP;
A solicitação deve ser realizada de forma eletrônica, por meio do sistema SRD-PR e da apresentação de alguns documentos.
5.Você precisa de uma contabilidade especializada em postos de combustíveis
Por fim, para fechar a nossa lista com 5 coisas que você precisa saber antes de abrir um posto de combustíveis, não poderíamos deixar de comentar sobre a importância de contar com o suporte de uma contabilidade especializada no segmento.
Você está à procura de uma contabilidade que realmente compreenda os desafios do seu posto de combustível?
A Contabilidade Vittoria Vanin é a solução que você busca! Com nossa expertise, oferecemos aos postos de combustíveis um serviço contábil impecável, focado em resultados e na máxima eficiência.
Por que escolher a Vittoria Vanin?
Especialização no Ramo: Entendemos as particularidades dos postos de combustíveis. Nossa experiência setorial nos permite oferecer soluções personalizadas para os desafios que apenas gestores de postos enfrentam.
Gestão Financeira Aprimorada: Com nosso auxílio, você terá uma visão clara das finanças do seu posto. Nossa equipe trabalha para otimizar a gestão de custos, maximizar lucros e identificar oportunidades de investimento.
Orientação Tributária: No mundo dos combustíveis, a carga tributária pode ser complexa. Com a Contabilidade Vittoria Vanin ao seu lado, garantimos que você estará sempre em dia com suas obrigações, aproveitando ao máximo os benefícios fiscais disponíveis.
Ferramentas Tecnológicas de Ponta: Utilizamos software e plataformas de última geração para garantir que todas as operações contábeis sejam precisas e eficientes. Acompanhe em tempo real a saúde financeira do seu negócio.
Equipe Qualificada: Nossos contadores e consultores são treinados especificamente para atender ao segmento de combustíveis. Eles estão prontos para oferecer insights valiosos e estratégias para impulsionar o sucesso do seu negócio.
Atendimento Personalizado: Cada posto tem suas particularidades, e nós nos dedicamos a conhecer cada detalhe do seu negócio. Nosso atendimento é personalizado para atender às suas necessidades específicas.
A gestão de um posto de combustível exige atenção, precisão e conhecimento. Por isso, não confie seu negócio a qualquer um. Com a Contabilidade Vittoria Vanin, você terá um parceiro comprometido em elevar seu posto ao próximo nível.
Antes de abrir um posto, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco para receber nossa consultoria e assessoria.