Quanto custa para montar um posto de combustíveis? Se você pensa em empreender neste segmento, montar um planejamento financeiro e obter estimativas de custo é um dos primeiros passos.
Para ajudar você, o nosso time de especialistas em contabilidade para postos revendedores de combustíveis, decidiu traçar um panorama e preparar um conteúdo completo sobre o assunto.
Sendo assim, queremos convidar você que tem interesse em saber mais, para continuar conosco e acompanhar este artigo até o final.
Análise: quanto custa para montar um posto de combustível
A respostas para esse tipo de pergunta é muito relativa, pois existem muitos fatores envolvidos e pontos que merecem atenção, dentre eles:
- Qual o número de bombas previstas para o posto?
- O estabelecimento comercializa gás natural veicular?
- O posto será bandeirado ou bandeira branca?
- Sendo bandeirado, qual a bandeira escolhida?
- Qual será a localização e área do posto em metros quadrados?
- O posto contará com serviços adicionais, como lava rápido, troca de óleo e loja de conveniência?
Considerando todos os itens listados, não é possível definir com precisão quanto custa montar um posto de combustíveis, mas apresentar uma estimativa e custo médio que pode variar de R$ 600 mil a R$ 2 milhões de reais.
Um investimento inicial elevado, mas que com uma boa gestão, combustíveis de qualidade e a instalação do posto em um local com grande fluxo de veículos pode ser recuperado entre 12 e 24 meses.
Quanto custa para montar um posto BR (Petrobras)
A rede de postos Petrobras conta com mais de 8.000 pontos de venda em todo país, e tem a preferência de boa parte dos brasileiros.
Para abertura de um posto com a marca Petrobras, a distribuidora sugere uma área mínima de 1.000m² para postos urbanos e 5.000 m² para postos rodoviários, valores que podem variar de acordo com a legislação local.
O interessado deve contar com capital próprio para investir na abertura do posto revendedor, mas em contrapartida, poderá solicitar e obter garantias para o cumprimento dos acordos comerciais futuramente celebrados com a distribuidora.
Para obter mais informações sobre custos e manifestar o seu interesse, clique aqui e preencha o formulário disponibilizado pela BR Distribuidora.
Quanto custa para montar um posto Ipiranga
Quando o assunto é quanto custa para montar um posto, os interessados também podem optar pela rede Ipiranga, que fornece três modelos de negócio:
- Operar um posto: Para quem deseja administrar e operar um posto Ipiranga já existente. É uma opção para quem deseja empreender no segmento, mas possui menor capacidade de investimento.
- Embandeirar um posto: Para quem deseja transformar o seu negócio assumindo a marca da Ipiranga.
- Construir um posto: Neste caso, o empreendedor recebe o suporte da equipe Ipiranga desde a escolha do ponto de venda até a operação do posto.
Para saber mais e demonstrar interesse, clique aqui, escolha uma das opções acima e preencha o seu cadastro diretamente no site dos postos Ipiranga.
Quanta custa para montar um posto Ale
Quando o assunto é quanto custa para montar um posto, pode ser muito interessante fazer cotações e obter informações com no mínimo três distribuidoras.
Ao realizar múltiplas cotações, você descobrirá que pode existir uma grande variação quanto ao investimento inicial necessário para investir em uma bandeira ou em outra.
Dentre as opções disponíveis, estão marcas mais conhecidas como Ipiranga, Shell, Petrobras e algumas outras que também costumam contar com boa aceitação dos consumidores, como os postos Ale.
Os interessados em obter mais informações para abrir um Posto Ale, precisam clicar aqui, acessar o site da empresa e preencher o formulário eletrônico.
Após preencher o formulário de aplicação, basta aguardar o retorno de representantes da distribuidora, com mais detalhes e informações.
Quanto custa para montar um posto sem bandeira
Via de regra, o custo para montar um posto sem bandeira costuma ser menor, já que não é necessário pagar taxas de franquia e cumprir determinadas exigências das bandeiras.
No entanto, em contrapartida, quem decide montar um posto de bandeira branca (sem bandeira), não poderá contar com todo o suporte e assessoria que as distribuidoras fornecem aos franqueados, como por exemplo, a liberação de linhas de crédito especiais.
Por isso, antes de tomar qualquer decisão, procure analisar todos os cenários, buscando considerar pontos de vantagens e desvantagens.
Quais são os equipamentos necessários para montar um posto?
Os interessados e montar um posto do zero precisam investir na aquisição de um terreno bem localizado e amplo, além de investir na construção do estabelecimento, bem como na aquisição de todos os itens e equipamentos necessários para o bom funcionamento de um posto, incluindo:
- Computadores e Impressoras;
- Armários, mesas e cadeiras para o administrativo;
- Armário para guardar óleos e lubrificantes;
- Calibrador de Pneus;
- Elevador hidráulico (caso ofereça serviços de troca de óleo);
- Balcão com computador e impressora para os frentistas;
- Kit completo de câmeras de segurança;
- Tanques para armazenamento de combustíveis;
- Bombas de abastecimento;
- Linhas de abastecimento (interligam bombas aos tanques);
- Compressor de GNV (caso ofereça esse tipo de combustível).
Por sua vez, também é necessário pensar na mão de obra, e na quantidade de profissionais que vão precisar ser contratados.
De acordo com informações do SEBRAE para um posto de combustíveis de pequeno porte, que funciona das 7:00 as 21:00, pode-se começar com sete frentistas e um gerente de pista. No entanto, caso o posto funcione em horários diferenciados, como o modelo 24/7, serão necessários mais funcionários.
Por falar em funcionários, lembre-se de observar as diretrizes da legislação em vigor e os acordos com os sindicatos que representam a categoria.
Conte com a Contabilidade Vittoria Vanin
Agora que você já sabe quanto custa para montar um posto e esclareceu outras dúvidas importantes, é hora de começar a colocar os seus projetos em prática.
Para isso, você pode contar com a expertise e assessoria do nosso time de especialistas em contabilidade para postos de combustíveis.
Atuamos oferecendo suporte desde a abertura do seu empreendimento e a contratação de funcionários, até o cálculo de impostos, da folha de pagamento e entrega de obrigações ao fisco.