Abertura de consultório médico na Bahia

Abertura de consultório médico na Bahia
O que você vai ler nesse conteúdo:

Quando o objetivo é investir na abertura de consultório médico na Bahia, é comum que apareçam algumas dúvidas, sobretudo com relação aos documentos necessários, impostos e o processo de legalização em si.

Sabendo disso, a Contabilidade Vittoria Vanin, sua assessoria contábil especializada na área da saúde, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, onde você terá a oportunidade de esclarecer suas dúvidas.

Para saber mais e conferir o que preparamos para você, continue conosco até o final do artigo, ou então, clique em um dos botões abaixo e fale com um contador especialista.

Quais os documentos necessários para abertura de consultório médico na Bahia?

Para abertura de consultório médico na Bahia, você vai precisar separar os seguintes documentos:

  • RG e CPF ou CNH (caso possua);
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura do consultório;
  • Registro no CRM – Conselho Regional de Medicina.

Por sua vez, além dos documentos em questão, você precisará contratar os serviços de um contador especializado, já que cabe a esse profissional o dever de cuidar dos trâmites para abertura e legalização do consultório.

Qual o custo para abertura de consultório médico na Bahia?

O custo para abertura de consultório médico na Bahia pode variar significativamente, dependendo de fatores como: localização, a especialidade, os tipos de equipamentos e mobília necessários, dentre outros itens.

Aqui estão alguns dos principais custos a serem considerados na abertura de um consultório:

  • Aluguel ou compra do imóvel;
  • Reforma e adaptação do local;
  • Aquisição de mobília e equipamentos;
  • Salário dos funcionários;
  • Despesas com água, luz e telefone;
  • Despesas com a legalização do negócio.

Quanto às despesas com legalização em específico, você precisará levar em consideração os seguintes itens:

  • Taxa da Junta Comercial;
  • Aquisição de certificado digital;
  • Registro PJ no CRM – Conselho Regional de Medicina;
  • Honorários da contabilidade.

Mas, não se preocupe, o investimento pode ser muito menor do que você imagina! Entre em contato conosco e solicite um orçamento detalhado para abertura de consultório médico na Bahia.

Como funciona a abertura de consultório médico na Bahia?

Via de regra, o processo para abertura de consultório médico na Bahia, envolve a contratação de uma contabilidade especializada em saúde e as seguintes etapas:

A princípio pode parecer muita coisa, mas na prática você não precisa se preocupar, já que toda burocracia do processo de legalização ficará sob responsabilidade do contador.

Sendo assim, apenas a título de conhecimento e para que você saiba mais, vamos detalhar os itens listados acima.

1.Registro do documento de constituição na Junta Comercial

Para dar início ao processo de abertura do consultório médico na Bahia, o contador ingressará com um pedido de registro e constituição empresarial na JUCEB – Junta Comercial do Estado da Bahia.

2.Emissão do CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica

Após o registro da empresa na Junta Comercial, será emitido o CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, um documento obrigatório para empresas, cuja emissão é de responsabilidade da Receita Federal do Brasil (RFB).

3.Emissão da Inscrição Municipal

Por sua vez, com o CNPJ em mãos, a contabilidade inicia os trâmites para registro da empresa na esfera municipal. Nesta etapa, será solicitado na Prefeitura, a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento.

4.Liberação da Licença de Vigilância Sanitária

Além do Alvará de Funcionamento, como se trata de atividades ligadas a área da saúde, também será necessário obter a licença emitida pela Vigilância Sanitária do seu município.

5.Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento

Com todos os documentos listados acima emitidos, incluindo a licença sanitária e a Inscrição Municipal, será possível solicitar e obter o Alvará de Localização e Funcionamento.

O Alvará de Funcionamento é um documento emitido pela Prefeitura do seu município, atestando que o consultório cumpriu as exigências e pode operar legalmente.

6.Registro no CRM – Conselho Regional de Medicina da sua região

Dando sequência, precisamos alertar que além dos trâmites de legalização perante o fisco, também será preciso registrar o CNPJ do consultório no CRM da Bahia.

Normalmente, os documentos necessários para realizar o registro de consultório médico no CRM são os seguintes:

  • Alterações do Contrato Social com firma dos sócios reconhecidas (caso houver);
  • Cópia da Declaração de Enquadramento ME ou EPP, (se houver);
  • Cópia do comprovante de pagamento das taxas e anuidade.
  • Cópia legível do Alvará de Funcionamento;
  • Cópia legível do Alvará Sanitário;
  • Cópia legível do cartão de inscrição no CNPJ;
  • Cópia legível do Instrumento de Constituição;
  • Todas as vias originais do Contrato Social.

Para saber mais sobre o processo de legalização de consultórios médicos no CRM, acesse o artigo: Como fazer registro de consultório e clínica médica no CRM.

7.Registro no CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde

Por fim, basta registrar o consultório no CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, sistema que é mantido pelo Ministério da Saúde e possui dados de todos os estabelecimentos do tipo instalados no Brasil.

Importância da contabilidade para abertura de consultório médico na Bahia

Quando o objetivo é a abertura de consultório médico na Bahia, contar com o suporte de uma contabilidade especializada é fundamental.

Na prática, além de esclarecer suas dúvidas, o contador atuará de forma direta na abertura da sua empresa e no fiel cumprimento das obrigações fiscais, contábeis e de folha de pagamento previstas na legislação em vigor.

Dentre as responsabilidades da contabilidade para médicos, podemos destacar:

  • Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
  • Elaboração do balanço contábil;
  • Registro de funcionários;
  • Entrega de declarações ao fisco;
  • Dentre outras atividades importantes.

Procurando uma contabilidade para consultório médico na Bahia? Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

Contabilidade na Bahia

Somos um Escritório de Contabilidade na Bahia Se você é um empresário buscando maneiras de reduzir impostos do seu negócio, nós, seu escritório de contabilidade

Leia Mais »