Como fazer a análise da qualidade de combustíveis no posto?

Como fazer a análise da qualidade de combustíveis no posto?
O que você vai ler nesse conteúdo:

Você sabe como funciona, qual a importância e como fazer a análise da qualidade de combustíveis no seu posto?

A análise da qualidade de combustíveis nos postos revendedores é um assunto importante, regulamentado e fiscalizado com rigor pela ANP por meio do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis – PMQC.

Oferecer combustíveis dentro dos padrões de qualidade pré-estabelecidos pela legislação e normas em vigor, é um dever dos postos revendedores.

Os estabelecimentos que não observam os parâmetros de qualidade dos combustíveis que comercializam, ficam sujeitos à aplicação de certas penalidades como multas e interdição do posto.

Para saber mais e conferir como fazer a análise da qualidade de combustíveis, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

Riscos para postos que comercializam combustíveis fora do padrão de qualidade

De acordo com a legislação em vigor, a comercialização de combustíveis com vícios de qualidade, pode gerar a interdição de bicos e tanques do posto, bem como a aplicação de multa que varia de R$ 20.000,00 a R$ 5.000.000,00.

O posto revendedor que for interditado terá seus equipamentos medidores lacrados e identificados pela ANP por meio de faixa contendo os dizeres: “INTERDITADO PELA ANP”.

Por sua vez, a desinterdição somente poderá ser realizada pela ANP, por órgãos públicos conveniados ou por um representante indicado pela agência.

O rompimento não autorizado do lacre utilizado pela ANP poderá acarretar a interdição total do posto e a aplicação de multa que varia de R$ 50.000,00 a R$ 1.000.000,00, além do encaminhamento do processo administrativo para o Ministério Público Estadual.

Procedimentos para análise da qualidade de combustíveis

Neste tópico, nós vamos apresentar os procedimentos para análise da qualidade de combustíveis, conforme a Cartilha do Posto Revendedor de Combustíveis da ANP.

1.Análise de campo na gasolina C: teor de etanol anidro combustível (EAC) na gasolina

Materiais utilizados:

  • Proveta de vidro de 100 ml graduada em subdivisões de 1 ml com boca esmerilhada e tampa, que deve atender as condições estabelecidas na Portaria Inmetro nº 528, de 3 de dezembro de 2014;
  • Solução aquosa de cloreto de sódio a 10% peso/volume (100 g de sal para cada litro de solução).

 

Procedimento:

1.Colocar 50 ml da amostra na proveta previamente limpa, desengordurada e seca, observando a parte inferior do menisco;

2.Adicionar a solução de cloreto de sódio até completar o volume de 100 ml, observando a parte inferior do menisco;

Análise do teor de etanol na gasolina
Análise do teor de etanol na gasolina – Foto: ANP

3.Misturar as camadas de água e amostra através de 10 inversões sucessivas da proveta, evitando agitação enérgica;

4.Deixar a proveta em repouso por 10 minutos, em superfície plana e nivelada, de modo a permitir a separação completa das duas camadas;

Análise do teor de etanol na gasolina
Análise do teor de etanol na gasolina – Foto: ANP

5.Ler o aumento da camada aquosa, com aproximação de 0,5 ml, posicionando a proveta em superfície plana, nivelada e na altura dos olhos, observando a parte inferior do menisco.

Análise do teor de etanol na gasolina
Análise do teor de etanol na gasolina – Foto: ANP

Cálculo e Resultado:

V = (A x 2) + 1, onde:

  • V = Teor de etanol anidro (EAC) na gasolina, e
  • A = aumento em volume da camada aquosa (etanol e água).

 

Especificações:

  • Teor de Etanol Anidro combustível (EAC) da gasolina C comum: 26 a 28% vol.
  • Teor de Etanol Anidro combustível (EAC) da gasolina C premium: 24 a 26% vol.

 

ATENÇÃO: O percentual obrigatório de EAC na gasolina pode variar conforme previsão legal. Verifique qual o percentual obrigatório vigente no momento de testar a gasolina.

2.Análises de campo no etanol hidratado combustível (EHC) e no etanol hidratado combustível premium (EHCP): massa específica a 20 °C e teor alcoólico

Materiais utilizados:

  • Proveta de 1L limpa e seca;
  • Densímetro de vidro para álcool, escala 0,750-0,800g/mL e 0,800-0,850g/mL, ou 0,770-0,820g/mL;
  • Termômetro de imersão total, aprovado pelo Inmetro;
  • Tabelas de massa específica reduzida e de teor alcoólico (geradas no Programa de Tabelas Alcoolométricas, parte integrante da Norma ABNT NBR 5992:2016).

 

Procedimento:

Análise de massa específica e teor alcoólico.
Análise de massa específica e teor alcoólico. – Foto: ANP

1.Lavar a proveta com parte da amostra, descartar e encher novamente com a amostra;

2.Introduzir o termômetro na amostra;

3.Imergir o densímetro limpo e seco de tal forma que flutue livremente sem tocar o fundo e as paredes da proveta;

4.Aguardar alguns minutos para que se atinja a estabilidade térmica do conjunto e a posição de equilíbrio do densímetro; e

5.Proceder às leituras do densímetro e da temperatura da amostra e anotar.

Análise de massa específica e teor alcoólico.
Tabela análise de massa específica – Referência segundo Cartilha do Posto Revendedor de Combustíveis da ANP.

Cálculo e Resultado:

Com auxílio das tabelas mencionadas anteriormente, e de acordo com a temperatura da amostra, determinar a massa específica a 20 °C e o correspondente teor alcoólico em % massa (a unidade °INPM é equivalente à unidade % massa para o teor alcoólico).

3.Análise de campo no óleo diesel B: massa específica a 20°C

Materiais utilizados:

  • Proveta de 1L, limpa e seca;
  • Densímetros de vidro escala 0,800g/mL a 0,850g/mL e 0,850g/mL a 0,900g/mL;
  • Termômetro de imersão total, tipo “I” aprovado pelo Inmetro;
  • Tabela de correção das densidades e dos volumes para os derivados de petróleo (consta da Resolução CNP nº 6, de 25 de junho de 1970).

 

Procedimento:

1.Lavar a proveta com parte da amostra, descartar e encher novamente com a amostra;

2.Introduzir o termômetro na amostra;

3.Imergir o densímetro limpo e seco de forma que flutue livremente sem tocar o fundo e as paredes da proveta;

4.Aguardar alguns minutos para que se estabeleça a estabilidade térmica do conjunto e a posição de equilíbrio do densímetro;

5.Proceder às leituras do densímetro e da temperatura da amostra e anotar.

 

Cálculo e Resultado:

Com auxílio da tabela mencionada anteriormente de acordo com a temperatura da amostra corrigir o valor encontrado para a massa específica a 20 °C.

 

Especificações:

  • Massa específica a 20 ºC do óleo diesel S-500: 815 a 865 kg/m³.
  • Massa específica a 20 ºC do óleo diesel S-10: 815 a 853 kg/m³.
Massa específica do óleo diesel a 20°C
Massa específica do óleo diesel a 20°C – Foto: ANP;

4. Análises de campo na gasolina C, no etanol hidratado combustível (EHC) e no óleo diesel B: aspecto e cor

Materiais utilizados:

  • Proveta de 1L, limpa e seca.

 

Procedimento:

  • Lavar a proveta com parte da amostra, descartar e encher novamente com a amostra;
  • Fazer a verificação visual do aspecto quanto à coloração e à presença de impurezas.

 

Resultados:

a) expressar os resultados de aspecto observados da seguinte forma:

  • I – Límpido e isento de impurezas;
  • II – Límpido e com impureza;
  • III – Turvo e isento de impurezas, ou
  • IV – Turvo e com impurezas.

 

b) expressar a cor visual.

Especificações:

  • Cor da gasolina C: não pode ser azul.
  • Cor do EHC: não pode ser azul nem laranja.
  • Cor do óleo diesel S-500:
  • Cor do óleo diesel S-10: usualmente de incolor a amarelada, podendo apresentar-se ligeiramente alterada para as tonalidades marrom e alaranjada.
  • Aspecto da gasolina C, do EHC e do óleo diesel: límpido e isento de impurezas.

Importância da realização da análise de qualidade dos combustíveis

A realização da análise da qualidade de combustíveis no posto é muito importante, tanto para os proprietários dos estabelecimentos, quanto para os consumidores.

Confira os principais aspectos ligados a comercialização de combustíveis de qualidade:

  • Confiança do consumidor: Ao assegurar a qualidade do combustível, os postos de abastecimento ganham a confiança de seus clientes.

 

  • Cumprimento da legislação: Realizar análises da qualidade de combustíveis de forma periódica ajuda os postos a permanecerem em conformidade com as normas, evitando penalizações, multas ou até mesmo o encerramento das atividades.

 

  • Redução de reclamações e problemas: Combustíveis adulterados ou de baixa qualidade podem causar danos aos veículos e reclamações.

 

  • Responsabilidade ambiental: Combustíveis de qualidade asseguram uma combustão mais limpa, reduzindo a emissão de poluentes.

 

  • Prevenção contra adulterações: Ao realizar análises regulares, os postos podem detectar rapidamente qualquer irregularidade no combustível recebido das distribuidoras, protegendo-se de possíveis fraudes ou adulterações que possam ocorrer ao longo da cadeia de suprimentos.

 

  • Valorização da marca: Postos de abastecimento que são reconhecidos por vender combustível de alta qualidade podem usar isso como um diferencial competitivo, valorizando sua marca no mercado.

 

Diante de tudo o que foi exposto até aqui, podemos afirmar que a análise da qualidade de combustíveis nos postos é uma prática que além de ser obrigatória, gera muitos benefícios.

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