Como abrir um posto de gasolina? Se você chegou até aqui em busca das informações necessárias para abrir CNPJ para posto de gasolina, saiba que você chegou ao lugar certo.
Aqui você vai descobrir quais são as licenças e documentos necessários, conferir um passo a passo completo para abrir CNPJ, e entender como uma contabilidade especializada pode ajudar a reduzir a carga tributária, enfim, tudo o que precisa para montar um posto de gasolina.
Para saber mais e tirar todas as suas dúvidas, continue conosco e acompanhe este artigo até o final ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!
Como abrir um posto de gasolina: qual a melhor bandeira Ipiranga, Petrobrás, Shell ou bandeira branca?
Quando o assunto é como abrir um posto de gasolina, um dos pontos que mais geram dúvidas nos empreendedores é o que diz respeito à escolha entre posto bandeira branca ou bandeirado (franquia).
Na prática, como cada modelo possui suas vantagens e desvantagens, tudo vai depender dos objetivos do empreendedor. Para facilitar a sua escolha, na sequência, vamos listar alguns pontos positivos e negativos de cada formato.
Vantagens dos postos bandeirados
- Rede estabelecida: Os postos bandeirados são parte de uma rede conhecida e bem estabelecida no mercado, o que pode transmitir confiança aos clientes.
- Qualidade do combustível: Os postos bandeirados tendem a ter padrões mais rigorosos em relação à qualidade do combustível oferecido.
- Programas de fidelidade: Muitos postos bandeirados oferecem programas de fidelidade que ajudam na captação e retenção de clientes.
- Marketing forte: As distribuidoras de bandeira costumam investir pesado em marketing, o que favorece os postos da rede.
Desvantagens dos postos bandeirados
- Preços mais altos: Os postos bandeirados geralmente têm preços mais altos em comparação com postos bandeira branca, devido a custos adicionais, como taxas e royalties pagos à marca.
- Restrições operacionais: Os postos bandeirados podem ter restrições operacionais impostas pela marca, como requisitos específicos de imagem e padronização.
- Menor flexibilidade: Os proprietários de postos bandeirados têm menos flexibilidade em tomar decisões de negócios, pois devem seguir as diretrizes e políticas da marca.
- Dependência da marca: A reputação do posto bandeirado está ligada à reputação da marca, o que pode ser uma desvantagem se a marca enfrentar problemas de imagem ou qualidade.
Vantagens dos postos bandeira branca
- Preços mais baixos: Os postos bandeira branca geralmente oferecem preços mais competitivos devido à ausência de taxas e royalties pagos à marca.
- Maior flexibilidade: Os proprietários de postos bandeira branca têm mais liberdade para tomar decisões de negócios, adaptando-se às necessidades locais e oferecendo produtos e serviços adicionais de sua escolha.
- Menos restrições operacionais: Esses postos têm menos restrições em relação à aparência, imagem e padronização, permitindo maior personalização.
- Potencial para negociações: Os proprietários de postos bandeira branca podem ter mais espaço para negociar preços e termos com fornecedores de combustível.
Desvantagens dos postos bandeira branca
- Reputação desconhecida: Os postos bandeira branca podem enfrentar desconfiança inicial dos clientes, pois não são parte de uma rede de marca conhecida.
- Falta de apoio especializado: Quem decide abrir um posto bandeira branca não conta com o suporte operacional que as franquias podem oferecer.
- Marketing próprio: Sem o nome das grandes marcas e todo o marketing que elas oferecem, quem escolhe um posto bandeira branca precisa fazer o seu nome, definir estratégias e investir no seu próprio marketing.
Se após conferir as principais vantagens e desvantagens de cada lado, você está inclinado a abrir uma franquia de posto de gasolina, vale a pena conferir um dos artigos abaixo:
- Como abrir um posto de gasolina Ipiranga
- Como abrir um posto de gasolina Petrobras
- Como abrir um posto de gasolina Shell
Dicas para montar um posto de combustível de sucesso
Como uma contabilidade especializada em posto de combustível, nosso papel não pode se limitar à simples orientação no que diz respeito aos trâmites para legalização e abertura de empresa.
Ciente disso, a Contabilidade Vittoria Vanin tem o compromisso de também investir na produção de conteúdos para auxiliar os nossos clientes na gestão dos seus negócios.
Por falar nisso, confira algumas dicas úteis de gestão para empreendedores que estão em busca de informações sobre como montar um posto de gasolina de sucesso:
1.Monte um plano de negócio: Para chegar ao sucesso como empresário do ramo de revenda de combustíveis, você que chegou até aqui em busca de informações sobre como abrir um posto de gasolina, precisa montar um plano de negócios.
O plano de negócios é um documento base, que reúne informações importantes como:
- Nome do seu posto;
- Endereço ideal para instalação;
- Principais concorrentes;
- Estudo de mercado;
- Capital inicial necessário;
- Capital de giro necessário;
- Prazo de retorno do investimento;
- Equipamentos necessários;
- Principais fornecedores;
- Mão de obra necessária;
- Estratégias de marketing;
- Dentre outros itens importantes.
2.Defina o seu capital de giro: Quando o assunto é como abrir posto de gasolina, outro ponto que merece atenção é a definição do capital de giro, ou seja, o montante de recursos financeiros que você precisará manter em caixa para fazer o negócio girar.
É com o capital de giro que você vai pagar despesas periódicas como a aquisição do estoque de combustíveis, energia elétrica, salários e outros itens, até que o posto consiga gerar receitas de vendas suficientes para cobrir tais despesas.
3.Controle os custos e acompanhe o fluxo de caixa: Para não correr riscos e manter a saúde financeira do negócio, é muito importante contar com um controle rigoroso de custos e acompanhar de perto a evolução do fluxo de caixa.
O fluxo de caixa é um controle onde se registra em ordem cronológica, todas as entradas e saídas de recursos do caixa de uma empresa.
4.Monte um planejamento tributário: Outra dica importante para quem deseja montar um posto de combustível de sucesso, diz respeito a importância do planejamento tributário.
O planejamento tributário é um estudo montado por contadores especializados, que vai lhe indicar o caminho para pagar menos impostos no seu posto de gasolina, indicando, dentre outras coisas, o melhor regime de tributação para sua realidade.
5.Faça cotação antes de contratar serviços ou adquirir equipamentos: O investimento inicial para montar um posto de gasolina é elevado, portanto, antes mesmo do projeto de engenharia e da construção, faça cotação com no mínimo três engenheiros e construtoras para economizar na obra.
Além disso, procure fazer uma cotação com diferentes fornecedores de equipamentos de abastecimento em geral e de equipamentos para troca de óleo (caso pretenda oferecer esse serviço).
6.Faça um processo seletivo: Para contratação de frentista e outros colaboradores, faça um processo seletivo que lhe ajude a identificar e contratar os melhores profissionais.
Montar uma boa equipe, é um dos segredos para atender bem aos clientes e alcançar o sucesso nos negócios.
7.Invista em uma loja de conveniência: Por fim, considere abrir uma loja de conveniência, pois além de atrair mais clientes, essa será uma boa estratégia para aumentar a margem de lucro do posto.
Qual a documentação necessária para abrir um posto de gasolina?
Quando o assunto é como abrir um posto de gasolina, o empreendedor precisa separar a documentação necessária para legalizar o empreendimento.
Para ajudar você, separamos a lista de documentos em três grupos:
- Documentos básicos;
- Documentação ambiental;
- Outros documentos importantes.
1.Documentos Básicos
Para começar separe alguns documentos básicos sobre você e a respeito do local para instalação do posto (caso já tenha definido):
- Cópia do RG ou CNH;
- Cópia do CPF;
- Cópia atualizada do comprovante de residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição imobiliária do terreno para instalação do posto.
Além desses itens, também será preciso elaborar um contrato social, documento de constituição empresarial que reúne informações como:
- Nome da empresa;
- Natureza jurídica da empresa;
- Nome, RG, CPF e função dos sócios;
- Endereço da empresa;
- Atividades a serem desenvolvidas;
- Valor do capital social;
- Percentual de participação de cada sócio;
- Responsabilidades, direitos e deveres das partes;
- Dentre outros itens importantes.
2.Documentação ambiental
Com a ajuda de uma consultoria em legalização ambiental, será preciso obter toda documentação necessária para liberação da licença ambiental para funcionamento do seu estabelecimento, incluindo:
- Projeto básico completo do posto de combustíveis, de acordo com as Normas ABNT e diretrizes definidas pelo órgão ambiental competente;
- Declaração da prefeitura de que o local e o tipo de empreendimento ou atividade estão em conformidade com o Plano Diretor ou similar.
- Croqui de localização do empreendimento, com base nas especificações previstas na resolução do CONAMA.
- Caracterização hidrogeológica com definição do sentido de fluxo das águas subterrâneas, identificação das áreas de recarga, localização de poços de captação destinados ao abastecimento público ou privado registrados nos órgãos competentes até a data da emissão do documento, no raio de 100 m, considerando as possíveis interferências das atividades com corpos d’água superficiais e subterrâneos;
- Caracterização geológica do terreno da região onde se insere o empreendimento com análise de solo, contemplando a permeabilidade do solo e o potencial de corrosão;
- Classificação da área do entorno dos estabelecimentos que utilizam o Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustível-SASC e enquadramento deste sistema, conforme NBR-13.786;
- Detalhamento do tipo de tratamento e controle de efluentes provenientes dos tanques, áreas de bombas e áreas sujeitas a vazamento de derivados de petróleo ou de resíduos oleosos;
- Previsão, no projeto, de dispositivos para o atendimento à Resolução CONAMA, que regulamenta a obrigatoriedade de recolhimento e disposição adequada de óleo lubrificante usado.
- Plano de manutenção de equipamentos e sistemas e procedimentos operacionais;
- Plano de resposta a incidentes contendo: comunicado de ocorrência, ações imediatas previstas e articulação institucional com os órgãos competentes;
- Programa de treinamento de pessoal em operação manutenção e resposta a incidentes;
- Certificados expedidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial-INMETRO, ou entidade por ele credenciada, atestando a conformidade quanto a fabricação, montagem e comissionamento dos equipamentos e sistemas;
- Certificado expedido pelo INMETRO ou entidade por ele credenciada, atestando a inexistência de vazamentos.
3.Outros documentos importantes
Por fim, com o suporte de uma contabilidade especializada, você poderá obter os demais documentos que um posto precisa para entrar em funcionamento, incluindo:
- Registro na ANP – Agência Nacional de Petróleo
- AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros
- Registro na ANP – Agência Nacional de Petróleo;
- CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;
- Inscrição Estadual;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Evite dor de cabeça ou perda de tempo com burocracia, quando o assunto é como abrir um posto de gasolina, conte com a Contabilidade Vittoria Vanin.
Quais as licenças para abrir um posto de combustível?
Uma dúvida muito comum entre aqueles que estão em busca de informações sobre como abrir um posto de gasolina, é a que diz respeito às licenças necessárias para abrir esse tipo de estabelecimento.
Em meio a esse tipo de dúvida, é preciso esclarecer que além de documentos básicos como CNPJ e Alvará de Funcionamento, os postos precisam das seguintes licenças:
1.Licença Ambiental: Para começar, temos a licença ambiental, que é dividida em três fases:
- Licença Prévia (LP): Tem o objetivo de aprovar a localização do posto e a viabilidade do projeto, bem como estabelecer requisitos construtivos e de respeito ao meio ambiente.
- Licença de Instalação (LI): Essa licença autoriza o início das obras de construção do posto, incluindo a instalação de bombas e reservatórios.
- Licença de Operação (LO): Essa licença libera o posto (sob a ótica ambiental) para entrar em funcionamento, atestando o cumprimento de todas as exigências.
2.Licença do Corpo de Bombeiros: Outra licença necessária para a instalação, abertura e funcionamento de um posto é a emitida pelo Corpo de Bombeiros.
Por meio da realização de uma vistoria in loco e da emissão do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, a corporação indicará se o posto cumpre todas as normas e boas práticas de prevenção e combate a incêndios.
3.Registro na ANP: Por fim, temos a necessidade de registro do posto de gasolina na ANP – Agência Nacional de Petróleo e autarquia responsável por autorizar, bem como fiscalizar o funcionamento de postos em todas as partes do país.
Como podemos observar, a abertura de postos possui algumas particularidades, o que nos ajuda a reforçar a importância de uma contabilidade especializada.
Como abrir um posto de gasolina: natureza jurídica, porte, CNAE e regime tributário
Quando o assunto é como abrir um posto de gasolina, não podemos deixar de falar sobre tópicos importantes, como natureza jurídica, porte, CNAE e regime tributário.
Todos os pontos em questão precisam ser escolhidos com o suporte e a orientação de uma contabilidade especializada, a fim de que o empreendedor tome as melhores decisões em favor dos seus negócios.
Qual a melhor natureza jurídica para postos de combustíveis?
Quanto à natureza jurídica (formato de constituição) do posto, temos as seguintes opções:
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Natureza jurídica voltada para empreendedores que desejam abrir um posto sem dividir direitos e responsabilidades com sócios.
- LTDA – Sociedade Empresária Limitada: Opção voltada para empreendedores que desejam abrir um posto de combustíveis com um ou mais sócios.
- S.A – Sociedade Anônima: Natureza jurídica que normalmente é adotada por grandes redes de postos, cujo capital dos sócios se divide em ações.
Essa pode ser uma escolha difícil para quem não é especialista no assunto. No entanto, a boa notícia é que você pode contar com o time de especialistas do Escritório de Contabilidade Vittoria Vanin.
Qual o porte ideal para posto de combustível?
Por sua vez, quanto ao porte, um posto pode ser classificado na Receita Federal, como:
- ME – Microempresa: Estabelecimentos com faturamento anual de até R$ 360 mil.
- EPP – Empresa de Pequeno Porte: Estabelecimentos com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
- Demais Portes: Estabelecimentos com faturamento anual acima de R$ 4,8 milhões.
Aqui vale destacar, que ao contrário do que muitos pensam, o número de funcionários não possui qualquer impacto para definição do tipo de porte de um posto.
Qual o CNAE para posto de combustível?
Com o apoio de uma contabilidade especializada, você vai descobrir que o ideal para abrir um posto de combustível é usar os CNAEs descritos abaixo:
- CNAE 4731-8/00: Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores;
- CNAE 4732-6/00: Comércio varejista de lubrificantes.
A escolha do CNAE correto é fundamental para obter o registro na ANP, evitar problemas com o fisco, recolher e pagar os impostos corretamente.
No entanto, vale destacar que além dos códigos acima, a contabilidade pode incluir alguns outros no CNPJ, como acontece nos postos que também possuem loja de conveniência.
Qual o melhor regime tributário para posto de gasolina?
Uma das principais dúvidas daqueles que buscam informações sobre como abrir um posto de gasolina, diz respeito à escolha do regime tributário e ao pagamento de impostos.
Sem dúvida alguma, montar um bom planejamento tributário para postos de gasolina e garantir economia no pagamento de impostos é um dos segredos para que um posto chegue ao sucesso e em meio a isso, você vai precisar escolher entre um dos seguintes regimes tributários:
Simples Nacional
O Simples Nacional é um regime que pode ser adotado por postos de combustíveis com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, e tem como principal benefício o pagamento de todos os impostos em guia única.
Neste regime, a alíquota de contribuição cresce de acordo com o faturamento e a princípio inicia em 4% sobre o faturamento, mas pode ser ainda menor se devidamente aproveitada a tributação monofásica de PIS e COFINS sobre os combustíveis.
Anexo I
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 4,00% | – |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 7,30% | R$ 5.940,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 9,50% | R$ 13.860,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 10,70% | R$ 22.500,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 14,30% | R$ 87.300,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 19,00% | R$ 378.000,00 |
Importante: Considerando as deduções, a alíquota máxima de contribuição fica limitada a aproximadamente 11,12% sobre o faturamento.
Lucro Presumido
De acordo com a legislação em vigor, os postos também podem optar por adotar o Lucro Presumido, regime tributário, que atende negócios com faturamento anual de até R$ 78 milhões.
Neste modelo, cada imposto é calculado e recolhido em sua própria guia, respeitada a seguinte distribuição:
Sobre a venda de combustíveis:
- IRPJ: 0,24%
- CSLL: 1,08%
- PIS e COFINS: tributação monofásica – alíquota zero.
- ICMS: Cobrado diretamente nas distribuidoras (substituição tributária).
Sobre a venda de conveniências:
- IRPJ: 1,20%
- CSLL: 1,08%
- PIS: 0,65%
- COFINS: 3%
- ICMS: Variável de acordo com cada estado e tipo de produto.
Lucro Real
Por fim, temos o Lucro Real, regime obrigatório para postos com faturamento anual acima de R$ 78 milhões e opcional para estabelecimentos com menor volume de faturamento.
Neste regime, cada imposto também é pago em sua própria guia, mas com duas diferenças importantes (as alíquotas mudam e IRPJ e CSLL incidem apenas sobre o lucro líquido).
Sobre a venda de combustíveis:
- IRPJ: 15% (sobre o lucro líquido)
- CSLL: 9% (sobre o lucro líquido)
- PIS e COFINS: tributação monofásica – alíquota zero.
- Adicional de IR: 10% sobre o lucro trimestral superior a R$ 60 mil;
- ICMS: Cobrado diretamente nas distribuidoras (substituição tributária).
Sobre a venda de conveniências:
- IRPJ: 15% (sobre o lucro líquido)
- CSLL: 9% (sobre o lucro líquido)
- PIS: 1,65%
- COFINS: 7,6%
- Adicional de IR: 10% sobre o lucro trimestral superior a R$ 60 mil;
- ICMS: Variável de acordo com cada estado e tipo de produto.
Você que chegou aqui em busca de informações sobre como abrir um posto de gasolina, pode contar com o time de especialistas da Contabilidade Vittoria Vanin, para escolher o regime tributário mais econômico para suas atividades.
Como abrir um posto de gasolina: passo a passo para abrir CNPJ e legalizar um posto de combustível
Após esclarecer uma série de dúvidas importantes, é hora de finalmente conferir na prática, como abrir um posto de gasolina. Confira as instruções no passo a passo abaixo:
1.Contrate uma contabilidade especializada: Quando o assunto é como abrir um posto de gasolina, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar os serviços de uma contabilidade especializada e capaz de lhe fornecer todas as orientações necessárias.
Além de ajudar você com as licenças e toda documentação necessária, um contador especialista pode lhe ajudar a fazer escolhas assertivas, e dentre outras coisas, economizar no pagamento de impostos.
2.Escolha a localização para abertura do posto: Na sequência, será hora da definição do endereço de instalação do estabelecimento e da realização de uma consulta de viabilidade perante os órgãos competentes.
A consulta de viabilidade tem por objetivo, definir se o posto poderá ser aberto no local desejado pelo empreendedor.
3.Escolha entre posto bandeirado ou bandeira branca: Conforme já destacamos anteriormente, você precisará fazer uma escolha entre posto bandeirado (associado a uma distribuidora) e posto bandeira branca (marca própria).
4.Monte um plano de negócios: Apesar de não ser obrigatório, para aumentar suas chances de sucesso, é recomendável a montagem de um plano de negócios completo, que inclua informações como:
- Estrutura necessária para o empreendimento;
- Definição do público-alvo e dos fornecedores;
- Estudo da necessidade de mão de obra;
- Estudo de mercado e concorrentes;
- Nome e apresentação do posto;
- Planejamento de marketing e publicidade;
- Planejamento financeiro e previsão de retorno;
- Produtos e serviços a serem ofertados;
- Dentre outros pontos importantes.
4.Elabore um contrato social: Com a orientação de um advogado ou de uma contabilidade especializada, você também precisará elaborar o contrato social (documento de constituição da empresa).
O contrato social reúne informações como:
- Definição do capital social;
- Lista de atividades (CNAE);
- Direitos e obrigações de cada sócio;
- Local de instalação do posto;
- Natureza jurídica adotada;
- Nome do estabelecimento;
- Dentre outros itens importantes.
5.Providencia a documentação necessária: Na sequência e com a orientação de uma contabilidade especializada, você precisará separar a documentação necessária, conforme lista apresentada anteriormente.
6.Aguarde a legalização do posto: Por fim, você precisará aguardar a conclusão do processo de legalização do posto, o que inclui:
- Registro na ANP – Agência Nacional de Petróleo
- AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros
- Emissão da Licença Ambiental;
- Registro na ANP – Agência Nacional de Petróleo;
- CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;
- Inscrição Estadual;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
A princípio pode parecer complexo, mas com o apoio de uma contabilidade especializada, você vai descobrir que pode ser muito mais fácil do que você imagina.
Como abrir um posto de gasolina Ipiranga?
Para abrir um Posto Ipiranga entre em contato com a empresa por meio do site oficial do Ipiranga e manifeste seu interesse
Para formalizar o interesse na franquia de posto de gasolina do Ipiranga, será necessário preencher um formulário e aguardar o retorno da empresa com demais orientações para prosseguir com o processo.
Como abrir um posto de gasolina Petrobras?
Para abrir uma franquia de posto de gasolina Petrobras, o procedimento é semelhante ao descrito no item anterior, ou seja, será preciso preencher um formulário no site.
Na sequência, basta aguardar o retorno da Petrobras com detalhes e mais instruções para dar andamento ao processo.
Como abrir um posto de gasolina Shell?
Agora se o seu objetivo é abrir uma franquia de posto de gasolina com a bandeira Shell, será necessário entrar em contato com a Shell para manifestar o interesse em abrir uma franquia.
Assim como as demais bandeiras, a Shell possui alguns requisitos que serão passados pela equipe responsável e um processo seletivo para escolha de novos franqueados.
Quanto custa para abrir um posto de gasolina?
Se você chegou até aqui em busca de informações sobre como abrir um posto de gasolina, certamente tem interesse em saber quanto custa montar um posto de gasolina, ou seja, qual é o investimento necessário para empreender no segmento.
Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos esclarecer que o custo para abrir um posto de gasolina pode variar em função de vários fatores, como a localização, o tamanho do terreno, as instalações necessárias e a associação ou não com uma bandeira.
Diante disso, não é possível definir um custo válido para todos os casos. Mas, podemos afirmar que o investimento inicial para abrir um posto, pode variar de aproximadamente R$ 500 mil a cerca de R$ 2 milhões.
O custo inicial em questão, inclui itens como:
- Terreno: A aquisição ou aluguel do terreno onde o posto será construído é um dos maiores custos.
- Licenças e autorizações: É necessário obter as licenças e autorizações necessárias, o que pode envolver custos relacionados a taxas, estudos ambientais, projetos, entre outros.
- Construção e infraestrutura: O custo da construção do posto em si, incluindo bombas de combustível, tanques de armazenamento, pista de abastecimento, loja de conveniência, banheiros, entre outros.
- Equipamentos: Além das bombas de combustível e tanques de armazenamento, é necessário adquirir outros equipamentos, como caixas registradoras, sistemas de monitoramento, mobiliário, entre outros.
- Estoque inicial de combustível: É preciso considerar o custo de adquirir o estoque inicial de combustível para o posto.
Qual o prazo para abrir um posto de gasolina?
Quando o assunto é como abrir um posto de gasolina, outra dúvida comum é a que diz respeito ao prazo necessário para legalizar esse tipo de empreendimento.
Diante disso, precisamos esclarecer que do planejamento e estudo de viabilidade até a efetiva liberação do posto para entrar em funcionamento podem levar alguns meses, afinal é preciso obter toda documentação necessária para o licenciamento ambiental, conseguir o AVCB do Corpo de Bombeiros e registrar o estabelecimento na ANP,
Além disso, é preciso obter outros documentos importantes como o CNPJ, a Inscrição Estadual e o Alvará de Funcionamento.
No entanto, a boa notícia, é que com o apoio de uma assessoria contábil especializada, como a da Contabilidade Vittoria Vanin, o prazo de legalização e abertura do posto pode ser otimizado.
Contabilidade para postos de combustíveis: qual a importância?
Agora que você já sabe tudo o que precisava para abrir CNPJ, não se esqueça de que o apoio de uma contabilidade especializada em postos de combustíveis é fundamental.
O papel do contador é fundamental, e vai além dos trâmites para abertura de empresa, incluindo também:
- Planejamento tributário para redução de impostos;
- Escrituração contábil e fiscal;
- Registro e admissão de funcionários;
- Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
- Elaboração do balanço contábil e outros documentos;
- Dentre outros itens importantes.
Quando o assunto é como abrir uma empresa no segmento de combustíveis, a Contabilidade Vittoria Vanin pode ajudar você.
Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!