Como abrir uma loja de conveniência? Essa é uma dúvida muito comum entre proprietários de postos de combustíveis que buscam uma forma de atrair mais clientes e aumentar o faturamento.
Sabendo disso, a Contabilidade Vittoria Vanin, sua assessoria contábil especializada em postos revendedores, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.
Aqui você vai conferir um passo a passo, com uma série de dicas que vão ajudar você a tirar os seus planos do papel e abrir uma loja de conveniência de sucesso, além de obter informações sobre os trâmites legais para regularização deste tipo de estabelecimento.
Para saber mais, continue conosco e acompanhe este artigo até o final ou se preferir, faça contato direto conosco e obtenha a assessoria do nosso time de especialistas.
Como abrir uma loja de conveniência [Passo a Passo]
Se você possui um posto de gasolina, abrir uma loja de conveniência que ofereça itens de mercearia, lanches rápidos e aquele cafezinho, pode ajudar a atrair novos clientes, diversificar e aumentar o faturamento dos negócios.
Diante disso, é hora de ir direto ao ponto e conferir o passo a passo com todas as dicas e informações que o nosso time preparou para você.
1.Estrutura básica para uma loja de conveniência
Para abrir uma loja de conveniência no seu posto, você precisará de no mínimo 50m² em área disponível para construção e instalação da loja.
Normalmente, as lojas de conveniência são pequenas, e como vantagem não exigem um elevado investimento inicial. No entanto, caso você tenha espaço disponível, nada impede de montar uma loja maior.
Na prática, o mais importante é que o ambiente seja bem organizado, arejado, limpo, claro e tenha espaço suficiente para exposição dos produtos, um balcão de atendimento, estoque e banheiros.
Para começar, faça um check list de itens essenciais e comece a fazer cotações com fornecedores. Leve em consideração que você precisará de prateleiras, gôndolas expositoras, refrigeradores, micro-ondas, computador com impressora e circuito de câmeras.
Além dos itens listados acima, você também pode investir em opcionais que garantam maior conforto aos clientes, como ar-condicionado, sistema de som ambiente e televisores.
2.Estoque inicial e mix de produtos
Para abrir uma loja de conveniência lucrativa e atrativa ao público, um dos segredos é investir em um bom mix de produtos.
Dentre os produtos indispensáveis para lojas de conveniência, podemos destacar:
- Bebidas alcóolicas;
- Bebidas não alcóolicas;
- Cigarros;
- Carvão e gelo;
- Produtos de higiene pessoal;
- Salgados e biscoitos;
- Doces em geral;
- Salgados e lanches rápidos;
- Café, água e suco.
Aqui, vale destacar que você pode iniciar uma loja de conveniência de marca própria, absolutamente do zero ou contar com as franquias da sua bandeira.
Postos da rede Ipiranga, por exemplo, podem escolher um dos formatos disponíveis e montar lojas da franquia AmPm.
A vantagem das franquias, está no suporte e assessoria que você receberá para montar o seu negócio. A AmPm, por exemplo, conta com um mix próprio e bastante diversificado de produtos.
3.Contratação de funcionários
Para abrir uma loja de conveniência, você também precisará montar uma equipe composta por alguns funcionários, incluindo uma pessoa para cuidar das rotinas administrativas, como a gestão de compras e de estoques e atendentes para a loja.
Vale destacar que o número de funcionários a serem contratados dependerá do tamanho da sua loja e do horário de funcionamento do estabelecimento. Em lojas que funcionam 24 horas, por exemplo, será preciso ter 3 turnos de funcionários.
Visando o sucesso da loja de conveniência, é importante que você ofereça treinamento inicial para que os funcionários recebam os clientes com cordialidade, conheçam bem os produtos vendidos pelo estabelecimento e as políticas da empresa.
Também é importante contar com o suporte de um escritório de contabilidade, efetuando o correto registro dos funcionários e garantindo seus direitos trabalhistas.
4.Monte um planejamento financeiro
Para evitar qualquer tipo de imprevisto, é muito importante que você monte um planejamento financeiro para abertura da loja.
De acordo com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o empreendedor que tem por objetivo, abrir uma loja de conveniência, precisa estar disposto a fazer um investimento inicial de cerca de R$ 90 mil.
Por outro lado, a boa notícia é que com uma boa gestão e estratégias assertivas para divulgação do negócio, este investimento pode ser totalmente recuperado dentro de poucos meses.
5.Invista na legalização da loja de conveniência
Quando o objetivo é abrir uma loja de conveniência, contar com o suporte de uma contabilidade especializada em postos de combustíveis é muito importante.
O contador especialista, cuidará de todos os trâmites para legalização do negócio, e além disso, precisará fazer um estudo fiscal minucioso para definir o melhor modelo para constituição do negócio.
Afirmamos isso, pois em alguns casos, pode ser vantajoso abrir a loja de conveniência no mesmo CNPJ do posto, adicionando atividades (CNAEs) ao cadastro da empresa na Receita Federal, enquanto que em outros casos, abrir um CNPJ distinto é a opção mais econômica.
Essa observação é importante para que a sua empresa economize no pagamento de impostos e evite problemas com o fisco, sendo capaz de ser competitiva e lucrativa.
Quais são os documentos necessários para abrir uma loja de conveniência?
Quando o assunto é como abrir uma loja de conveniência, muitos empreendedores possuem dúvidas com relação aos documentos necessários para legalizar esse tipo de negócio.
No entanto, em meio a esse tipo de dúvida, a boa notícia é que a lista de documentos é pequena e inclui apenas alguns itens, dentre eles:
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- IPTU ou Inscrição Imobiliária do imóvel para instalação da loja;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário.
Além disso, quem escolhe o suporte e assessoria da Contabilidade Vittoria Vanin, não perde tempo com papelada e burocracia, pois conta com profissionais que realmente entendem do assunto para legalizar tudo dentro de poucos dias.
Para saber mais, esclarecer dúvidas e abrir uma loja de conveniência de sucesso, entre em contato conosco: