Colocar algumas dicas de gestão para postos de combustíveis em prática é fundamental para melhorar e maximizar os resultados do negócio.
Sabendo disso, e partindo deste princípio, a Contabilidade Vittoria Vanin, sua assessoria contábil especializada em postos de combustíveis separou 7 dicas de gestão que você não pode deixar de conferir.
Com as ferramentas e os processos corretos, seu posto pode ser mais lucrativo, crescer rapidamente, conquistar a preferência do público e se destacar perante a concorrência.
Deseja saber mais sobre o assunto? Então, não perca mais tempo, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
1.Preencha o Livro de Movimentação de Combustíveis
Quando o assunto são dicas de gestão para postos de combustíveis, não podemos deixar de destacar a importância do Livro de Movimentação de Combustíveis – LMC.
Além de ser obrigatório, este livro é uma excelente ferramenta para controle de estoque e movimentações de entrada e saída de combustíveis dos tanques.
O LMC foi instituído pela Portaria DNC 26/1992, com o objetivo de manter um registro de todas as operações de compra e venda de combustíveis pelos postos, bem como dos seus respectivos estoques.
Dentre as informações presentes neste livro, podemos destacar:
- A numeração dos tanques;
- Aferições realizadas no dia;
- Estoque escritural e estoque de fechamento;
- Estoque físico de abertura dos tanques no dia;
- Número do bico ou da bomba quando essa tiver apenas um bico de abastecimento;
- Número do tanque a que se refere à venda;
- Números e datas das Notas Fiscais relativas aos recebimentos do dia;
- Produtos (Combustíveis);
- Somatório das vendas no dia;
- Somatório dos volumes dos tanques;
- Valor acumulado das vendas no mês.
- Volume a que se refere a Nota Fiscal;
- Volume registrado no encerramento de abertura do dia;
- Volume registrado no fechamento do dia.
Com um LMC completo e bem escriturado, você evita problemas com o fisco, com a ANP e ainda organiza melhor a gestão do seu posto de gasolina.
2.Monte um bom planejamento financeiro
Não podemos falar em dicas de gestão para postos de combustíveis, sem comentar sobre a importância de um bom planejamento financeiro.
Para que o seu posto chegue ao sucesso, você deve acompanhar as movimentações e os controles financeiros do negócio de perto, incluindo:
- Acompanhamento de indicadores financeiros;
- Construção de uma reserva para emergências;
- Controle de contas a pagar e a receber;
- Controle do movimento de fluxo de caixa;
- Realização de conciliações bancárias.
Com um planejamento financeiro completo e assertivo, você fortalece o seu posto, consegue expandir os negócios e evita que a primeira crise financeira que aparecer pela frente, leve seus negócios por água abaixo.
3.Monte um planejamento tributário
Quando o assunto são dicas de gestão para postos de combustíveis, outro item muito importante é a elaboração de um bom planejamento tributário.
O planejamento tributário é uma ferramenta elaborada por contadores especializados, com o objetivo de ajudar empresas dos mais variados portes e segmentos a pagar o menor volume possível de impostos.
Durante a elaboração deste tipo de planejamento, o contador avalia uma série de fatores importantes e que podem interferir diretamente no valor dos impostos, incluindo:
- Faturamento mensal e anual;
- Produtos comercializados;
- Serviços ofertados;
- Tributação incidente sobre cada produto;
- Créditos, isenções e benefícios fiscais;
- Produtos com tributação monofásica ou substituição tributária;
- Despesas com folha de pagamento e seus encargos;
- Dentre outros itens importantes.
Levando em consideração todos os itens citados e com base em um estudo detalhado, a contabilidade pode indicar o regime tributário mais econômico para cada realidade de negócio.
Conte com o apoio da Contabilidade Vittoria Vanin, entre em contato conosco e descubra como seu posto pode pagar menos impostos!
4.Crie estratégias de marketing
Dentre as melhores dicas de gestão para postos de combustíveis, não podemos deixar de destacar a importância das estratégias de marketing.
Com boas estratégias de marketing, você pode aumentar o seu volume de vendas, conquistar mais clientes e potencializar o seu faturamento.
Sabendo disso e partindo deste princípio, crie um planejamento estratégico para o seu posto revendedor e invista em ações, como:
- Anúncios em outdoor;
- Anúncios em rádio e televisão;
- Anúncios em jornais;
- Campanhas nas redes sociais;
- Elaboração de programas de fidelidade;
- Dentre outras ações.
Com boas estratégias, temos certeza que o seu negócio chegará mais longe e alcançará os melhores resultados, destacando-se da concorrência.
5.Estabeleça e acompanhe metas e indicadores
Quando o assunto são dicas de gestão para postos de combustíveis e qualquer outro tipo de negócio, acompanhar metas e indicadores é um passo fundamental.
Ao definir metas e acompanhar indicadores, você poderá medir o desempenho dos seus negócios com precisão, e além disso, tomar decisões mais assertivas.
Dentre os indicadores que os gestores de um posto de gasolina precisam acompanhar, podemos destacar:
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- Faturamento Mensal;
- Margem de lucro;
- Net Promoter Score (NPS);
- Retorno Sobre Investimento (ROI);
- Taxa de Turnover;
- Ticket Médio.
6.Forneça treinamento aos seus funcionários
Não tenha dúvidas, um dos segredos para que o seu posto conquiste e fidelize um grande número de clientes, reside na qualidade do atendimento prestado pelos frentistas.
Diante disso, ofereça aos seus colaboradores, treinamentos para melhoria da qualidade do atendimento e monitore o desempenho de cada funcionário no atendimento aos clientes.
Cordialidade e sorriso no rosto, são itens que não podem faltar para que os clientes se sintam bem atendidos e decidam retornar outras vezes.
Cortesias, como um pouco de água no reservatório do radiador ou uma limpeza no para-brisa, também podem fazer a diferença.
7.Concilie as vendas nos cartões de crédito e débito
Por fim, mas não menos importante, quando o assunto são dicas de gestão para postos de combustíveis, concilie a movimentação dos cartões.
Atualmente, a maior parte dos clientes paga no cartão de crédito ou de débito, sendo muito interessante que você tenha um controle rígido e eficiente sobre essas movimentações.
Faça conciliações diárias e verifique se a operadora das máquinas está efetuando o repasse dos valores corretamente para o seu estabelecimento.
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