Você sabe quais são as possibilidades disponíveis e qual é o melhor tipo de CNPJ para médico? Dúvidas deste tipo são muito comuns entre médicos que pensam em abrir um CNPJ.
Sabendo disso, a Contabilidade Vittoria Vanin, sua assessoria contábil especializada em saúde, decidiu preparar um artigo completo sobre o tema.
Aqui, nós vamos apresentar os tipos de CNPJ para médico, indicando a melhor alternativa para cada objetivo e realidade de negócio, você não pode deixar de conferir.
Quais são os tipos de CNPJ para médico?
O médico que deseja empreender ou atuar como pessoa jurídica (PJ), tem muitos tipos de CNPJ à sua disposição, incluindo:
- EI – Empresário Individual;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima – S.A.
Dentre as opções listadas, existem opções para médicos que desejam empreender sem sócios, e também para aqueles que pretendem constituir uma sociedade. Na sequência, vamos apresentar os detalhes mais importantes sobre cada possibilidade.
EI – Empresário Individual
O EI – Empresário Individual é um tipo de CNPJ para médico que pode ser adotado por aqueles que desejam empreender de forma individual, ou seja, sem sócios.
No entanto, atualmente a alternativa em questão não vem sendo muito utilizada, já que no EI, o patrimônio pessoal do empreendedor fica vinculado ao da pessoa jurídica, característica que não é interessante.
Com a vinculação patrimonial, bens pessoais do médico podem ser utilizados para quitar possíveis dívidas da pessoa jurídica, o que gera certa insegurança.
Além disso, a legislação em vigor não permite que os empreendedores em geral constituam e mantenham em funcionamento mais de uma EI.
SLU – Sociedade Limitada Unipessoal
A SLU – Sociedade Limitada Unipessoal, foi criada pela Lei da Liberdade Econômica, e atualmente é a melhor alternativa para médicos que desejam abrir um CNPJ sem sócios.
Por sua vez, a principal vantagem desse tipo de CNPJ para médico, reside na separação patrimonial, ou seja, o patrimônio pessoal do médico não fica vinculado ao da pessoa jurídica.
Na prática, isso significa que em caso de dívidas da empresa, os bens pessoais do médico ficam protegidos e preservados.
Além disso, enquanto não é possível abrir mais de uma EI, não temos essa limitação na SLU, ou seja, você pode abrir mais de um CNPJ deste tipo.
Sociedade Empresária Limitada
A Sociedade Empresária Limitada é uma das alternativas em tipo de CNPJ para médico mais utilizadas atualmente.
Neste tipo de CNPJ, é possível constituir uma empresa em sociedades constituídas por dois ou mais médicos ou então por médicos e não médicos.
Na Sociedade Empresária Limitada, não há vinculação do patrimônio pessoal com o empresarial, e cada sócio responde apenas pela sua parcela de participação no negócio. Essa é uma alternativa muito utilizada na abertura de clínicas.
Sociedade Simples
A Sociedade Simples é uma natureza jurídica exclusiva para profissionais que desejam desenvolver atividades de natureza intelectual, científica, artística ou literária em sociedade.
Sendo assim, esse tipo de CNPJ pode ser utilizado por médicos que desejam trabalhar em sociedade, com a finalidade de exercer as suas respectivas profissões.
Uma Sociedade Simples pode ser de natureza limitada (sem vinculação entre patrimônio pessoal e o da pessoa jurídica) ou de natureza ilimitada, que é o oposto.
Sociedade Anônima – S.A.
Por fim, temos a Sociedade Anônima – S.A., tipo de CNPJ que normalmente é utilizado para a constituição de grandes negócios, com sócios cotistas.
Esse tipo de CNPJ, pode ser utilizado na constituição de hospitais ou clínicas de grande porte, por exemplo.
Com tantas possibilidades disponíveis, quando o assunto é o melhor tipo de CNPJ para médico, procure a orientação de uma contabilidade especializada e faça a melhor escolha para os seus objetivos e realidade.
Tipo de CNPJ para médico: médico pode ser MEI?
O MEI – Microempreendedor Individual é um tipo de empresa que possui muita procura, afinal, são muitos os benefícios que esse tipo de CNPJ pode oferecer, incluindo:
- Abertura simplificada;
- Pagamento de impostos em guia única;
- Impostos com valor fixo e reduzido;
- Acesso aos benefícios da previdência social;
- Acesso a aposentadoria;
- Permissão para emitir notas fiscais;
- Permissão para contratar 1 funcionário;
- Preferência em licitações públicas;
- Acesso a condições especiais de crédito.
No entanto, o que nem todos sabem, é que de acordo com a legislação em vigor, médicos não podem ser MEI, tendo em vista que esse tipo de empresa não permite o exercício de atividades regulamentadas por Lei e conselhos de classe profissional.
Contudo isso, não é motivo para preocupação, já que nos outros tipos de CNPJ para médico, você não contará com as limitações do MEI, e além disso, pode contribuir com apenas 6% sobre o faturamento mensal em impostos, no Simples Nacional.
Melhor tipo de CNPJ para médico: Como abrir sua PJ médica
Após esclarecer as principais dúvidas e conhecer as opções, quando o assunto é o melhor tipo de CNPJ para médico, é hora de conferir em um passo a passo, o que é preciso para abrir o seu CNPJ.
1.Contratação da contabilidade: Para abrir um CNPJ médico, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar um serviço de contabilidade especializada na área da saúde.
O contador cuidará de todos os trâmites para abertura da sua empresa, e além disso, poderá esclarecer dúvidas importantes, principalmente aquelas relacionadas a economia de impostos que a abertura de uma empresa médica pode proporcionar.
Diante disso, se você pretende abrir o seu CNPJ, mas ainda não contratou um escritório de contabilidade, saiba que o nosso time está pronto para ajudar!
2.Separação de documentos: Logo após contratar um serviço de contabilidade, você precisará providenciar e separar a cópia de alguns documentos, incluindo:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU do endereço que será registrado no seu CNPJ;
- Registro no CRM – Conselho Regional de Medicina.
Em caso de dúvidas com a documentação não se preocupe, pois vamos orientar você durante todo o processo.
3.Registro e legalização
Por fim, basta aguardar os trâmites para registro e legalização do seu CNPJ médico, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento;
- Registro do CNPJ no CRM – Conselho Regional de Medicina.
Assim que tudo estiver em ordem, você poderá atuar como médico PJ e aproveitar todos os benefícios desta importante decisão.
Prazo e custos para abrir CNPJ para médicos
Agora que você sabe qual o melhor tipo de CNPJ para médico, é hora de entender os quais os custos e prazo para constituir uma empresa para profissionais da saúde e a importância da contabilidade especializada para a sua empresa médica.
O prazo para abrir uma empresa médica é de até 30 dias, a depender do município e da estrutura no negócio.
Já os custos para abrir empresa para médicos é de cerca de R$ 1.500,00, incluindo a abertura de CNPJ, taxas e honorários da contabilidade.
Quanto à importância contabilidade, a melhor forma de ter uma clínica ou consultório médico regularizado e com a menor carga tributária, é contando com o apoio de um escritório contábil especializada na área da saúde, como é o caso da Contabilidade Vittoria Vanin.
Para receber um orçamento detalhado da contabilidade mensal e saber corretamente o prazo e quanto custa para abrir um CNPJ médico, entre em contato conosco!