Vale a pena abrir CNPJ para médico? Sem dúvidas, esse é um dos questionamentos que recebemos com maior frequência aqui na Vittoria Vanin Contabilidade.
Levando isso em consideração, o nosso time de especialistas em contabilidade para área da saúde decidiu elaborar um estudo completo, indicando se é melhor ser médico PF (pessoa física) ou PJ (pessoa jurídica).
Para conferir, tirar suas próprias conclusões, e entender se realmente vale a pena abrir CNPJ para médico, continue conosco e faça a leitura deste artigo até o final.
O que é CNPJ?
CNPJ significa “Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica”, que é um documento e número de identificação fiscal único atribuído a empresas e outras organizações no Brasil.
O CNPJ é emitido pela Receita Federal, e dentre outras coisas, é necessário para que uma empresa possa realizar transações comerciais, abrir contas bancárias e emitir notas fiscais. O documento em questão é composto por uma sequência de 14 dígitos numéricos que é única para cada pessoa jurídica.
Para médicos que desejam atuar como pessoa jurídica, a abertura do CNPJ é um item obrigatório.
Vale a pena abrir CNPJ médico: quais os benefícios de abrir CNPJ médico?
Ao tomar a decisão de abrir CNPJ médico, profissionais da área podem ter acesso a uma série de benefícios importantes, dentre os quais, podemos destacar:
- Formalização do negócio: Ao abrir um CNPJ médico, a clínica ou consultório se torna uma empresa formalizada, o que traz mais credibilidade e confiança aos pacientes e parceiros de negócios.
- Redução da carga tributária: Ao abrir um CNPJ, é possível escolher o regime tributário mais adequado para o negócio, o que pode levar a uma redução significativa da carga tributária em comparação com a tributação de pessoa física.
- Acesso a linhas de crédito: Com a formalização do negócio, o médico pode ter acesso a linhas de crédito com taxas de juros mais baixas, o que pode ajudar no investimento em novos equipamentos e tecnologias.
- Proteção patrimonial: A abertura do CNPJ pode ajudar a separar o patrimônio pessoal do profissional da saúde do patrimônio da empresa, o que pode proteger o médico de eventuais dívidas e obrigações.
- Possibilidade de contratação de funcionários: Com a formalização do negócio, é possível contratar funcionários e colaboradores de forma legal e segura, o que pode ajudar no crescimento dos negócios e na oferta de mais serviços aos clientes.
- Permissão para emitir notas fiscais: Por fim, vale destacar que o médico PJ pode emitir nota fiscal, e com isso, pode encontrar mais oportunidades de trabalho, principalmente em clínicas e hospitais.
Por sinal, é justamente em função dos benefícios listados, que um número cada vez maior de médicos tem tomado a decisão de abrir um CNPJ para prestar seus serviços.
Vale a pena abrir CNPJ médico: veja como pagar menos impostos
Veja um pequeno comparativo entre a tributação dos médicos que atuam como pessoa física e a tributação daqueles que atuam como pessoa jurídica:
- Tributação do médico pessoa física: Médicos que trabalham como pessoa física, estão sujeitos a contribuir com até 27,50% sobre os seus rendimentos para o Imposto de Renda, uma alíquota pesada, e que compromete boa parte dos lucros dos profissionais.
- Tributação do médico pessoa jurídica: Por sua vez, o médico pessoa jurídica, ou seja, aquele que decide abrir CNPJ, pode ser tributado em regimes econômicos de contribuição, como o Simples Nacional, cuja alíquota pode iniciar em apenas 6% sobre o faturamento.
A diferença significativa em termos de tributação e a economia de impostos, só ajuda a reforçar o entendimento de que realmente vale a pena abrir CNPJ para médico.
Aproveite também e saiba quais os custos para abrir um CNPJ para médicos e fale com a Contabilidade Vittoria Vanin para ter a melhor experiência na abertura da sua empresa médica.
Como abrir um CNPJ médico?
Agora que você já sabe que vale a pena abrir CNPJ para médico, confira no passo a passo abaixo, o que é preciso para abrir o seu:
1.Contrate uma contabilidade especializada
Quando o objetivo é abrir CNPJ para médico, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar uma contabilidade especializada no seu segmento.
Contadores especializados conhecem todas as particularidades fiscais e contábeis da área médica, e com isso, estão habilitados para manter suas obrigações em dia com o fisco.
Além disso, estes profissionais, vão esclarecer suas dúvidas e cuidar de todos os trâmites legais para abertura da sua PJ médica.
2.Separe os documentos necessários
Na sequência, você receberá orientações do contador e precisará separar alguns documentos básicos, incluindo:
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Registro no CRM – Conselho Regional de Medicina;
- Comprovante de residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local onde será estabelecida a sua empresa.
Caso você fique em dúvida com relação a algum dos documentos, não se preocupe, pois, o nosso time está preparado para orientar você.
3.Aguarde a abertura do seu CNPJ médico
Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade providencia a abertura do seu CNPJ, incluindo a emissão de outros documentos importantes:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação da Licença Sanitária;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento;
- Registro da pessoa jurídica no CRM – Conselho Regional de Medicina.
Assim que toda documentação for liberada pelos órgãos competentes, você poderá iniciar suas atividades como médico PJ, emitir notas fiscais e pagar menos impostos.
Deseja saber mais e abrir CNPJ para médico de forma simples, rápida e descomplicada? Entre em contato conosco e fale com o nosso time de especialistas!
Vale a pena abrir CNPJ médico: importância da contabilidade para médico
A contabilidade para médicos pode ajudar você a pagar menos impostos, tomar as decisões certas e mais do que isso, manter uma série de obrigações em dia com o fisco, incluindo:
- Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Cálculo de impostos e emissão de guias;
- Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
- Elaboração do balanço contábil;
- Registro de funcionários;
- Entrega de declarações ao fisco;
- Dentre outras atividades importantes.
Por fim, agora que você já conferiu os benefícios e sabe que vale a pena abrir CNPJ para médico, não perca mais tempo, clique em um dos botões abaixo e fale com um dos nossos especialistas!